O Grupo SHC

Mais de 1 Milhão de veículos vendidos

HISTÓRIA GRUPO SHC

Fundado em 1990, o Grupo SHC iniciou suas operações comerciais após a liberação da importação de carros feita pelo governo Collor, quando foi nomeado representante exclusivo da Citroën no Brasil. A empresa hoje é reconhecida como uma das mais importantes companhias de varejo do país, responsável pela importação e pela representação da JAC Motors. O Grupo SHC ainda comanda a CARBRAXX, empresa estruturada na compra, na venda e na oferta de serviços específicos ao segmento de carros usados em todo o País, e planeja uma unidade industrial no Brasil da marca JAC Motors.

Em 1990, logo após a abertura do mercado automobilístico brasileiro, o Grupo SHC começou a trazer ao Brasil os primeiros veículos da Citroën. Nesse início, a companhia expandiu organicamente a rede autorizada da marca, abrindo dezenas de pontos de vendas Citroën em todo o país. Em paralelo, o Grupo buscava novas unidades de negócios com marcas premium de alto luxo: Jaguar (de 1994 a 2013, quando devolveu a representação à matriz e se manteve com duas concessionárias).

Entre 1990 e 2001, o Grupo SHC atuou como representante exclusivo da Citroën no Brasil até a inauguração da fábrica da PSA no país, que fabricou, inicialmente, o Xsara Picasso no Estado do Rio de Janeiro. A partir dessa inauguração, em 2001, Sergio Habib foi nomeado Presidente da Citroën do Brasil e desenvolveu a marca até atingir 2,70% de participação no mercado brasileiro. O Grupo SHC continuou a crescer, abrindo várias concessionárias Citroën no Brasil. Em 2008‎, Sergio Habib se desligou das suas funções na Citroën do Brasil para abrir pontos de venda também de outras bandeiras, como Volkswagen, Peugeot e Land Rover.

No ano seguinte, após um ano de estudo sobre o mercado chinês, visitando e conhecendo todas as montadoras daquele país, a holding assinou contrato de importação com a JAC Motors.

Depois de dois anos de preparação, no dia 18 de março de 2011, o Dia J, o Grupo SHC inaugurou as atividades comerciais da JAC Motors Brasil, através da abertura simultânea de 50 concessionárias (35 pertencentes ao Grupo) em todo o País. O sucesso foi instantâneo e, já no primeiro mês, a JAC Motors estava vendendo 3.000 carros por mês, alcançando 2% de share nas cidades onde a marca tinha concessionária. Alguns meses depois, o governo Dilma aumentou os impostos para carros importados e o Grupo SHC teve que reformular suas operações no Brasil com a marca JAC Motors.

No início de 2016, o Grupo SHC criou a CARBRAXX, empresa de compra e venda de carros usados. A CARBRAXX já nasceu com 20 megastores, com objetivo de comercializar mais de 5.000 veículos usados por mês num futuro próximo.

Nos últimos 7 anos, entretanto, o mercado automobilístico sofreu a maior crise dos últimos 40 anos, com queda de vendas de modelos zero km de mais de 30%. Essa diminuição nas vendas não foi distribuída linearmente entre todas as marcas. Algumas marcas (maioria das asiáticas) não tiveram retração nas suas vendas e outras reduziram seus volumes muito mais que a média do mercado. Nós, do Grupo SHC, éramos o maior concessionário da Citroën no Brasil com 43 lojas e as vendas dessa marca desmoronaram mais de 80% no período, maior queda dentre todas as montadoras com fábrica no Brasil.

Em 2011 a Citroën do Brasil emplacou mais de 90.000 carros, já em 2018 não irá ultrapassar os 20.000 carros emplacados.

Como consequência desse cenário, nós fechamos todas as concessionárias Citroën no Brasil, iniciando uma profunda reestruturação em nosso negócio, que culminou com o pedido de recuperação judicial em novembro deste ano, como parte desse processo de reestruturação.

Em 2018, a JAC Motors aponta para um expressivo crescimento nas vendas. A marca promoveu um importante lançamento em abril, o T40 CVT, que logo se tornou o carro chinês mais procurado do Brasil, e apresentou, também em novembro, outro novo modelo, o T50, de forte impacto positivo nas vendas da companhia. Em fevereiro de2019, a marca vai lançar um SUV de 7 lugares, o T80. Já em meados de 2019, a JAC Motors apresentará uma picape cabine dupla e o E40, primeiro modelo com propulsão 100% elétrica da JAC Motors. Será o carro elétrico mais barato disponível no mercado brasileiro.

Ao longo destes 27 anos de mercado automotivo brasileiro, o Grupo SHC já comercializou mais de 1 milhão de veículos novos e usados. A empresa tem como filosofia oferecer diariamente excelente qualidade na entrega de veículos novos e usados, prestando assistência técnica com excelente qualidade nas suas oficinas, trabalhando em conjunto com suas Equipes, que diariamente contribuem para o crescimento do Grupo SHC, criando um Brasil melhor e mais justo.

Fundado em 2008, o Instituto Trancoso responde pela educação de mais de 1.100 crianças e adolescentes de seis meses a 16 anos do distrito de Trancoso/BA.

Crianças e jovens que não tinham acesso a educação de qualidade hoje estudam a baixíssimo custo em nossas unidades.

Fundado em 2008, o Instituto Trancoso responde pela educação de mais de 1.100 crianças e adolescentes de seis meses a 16 anos do distrito de Trancoso/BA. Crianças e jovens que não tinham acesso a educação de qualidade hoje estudam a baixíssimo custo em nossas unidades.

As crianças possuem várias atividades como: Laboratório de ciências, de artes, sala de projeção, bibliotecas, salas de atividades extra-curriculares, ginásio e quadras de esportes, iniciação musical e orquestra de cordas.

A principal missão é contribuir para o desenvolvimento sustentável de Trancoso por intermédio da educação.

O Instituto Trancoso tem transformado a vida de muitas crianças que antes viviam sem esperança e hoje estão fora das ruas e com educação de qualidade.